16 de junho de 2012

GOVERNADOR JAQUES WAGNER VISITA SANTANA


O Governador Jaques Wagner, inaugurou na manhã de hoje, 16/06 mais uma Unidade de Pronto Atendimento, desta vez em Santa Maria da Vitória, distante cerca de 900 quilômetros de Salvador. O município também recebeu, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o investimento de R$ 720 mil na pavimentação de diversas ruas do bairro Nova Esperança.
A quinta UPA inaugurada no estado tem capacidade para atender 150 pessoas por dia e faz parte da política de saúde do governo federal, em parceria com estados e municípios. A unidade possui unidades de observação masculina, feminina e infantil, salas de emergência, de classificação de risco, de hidratação, de nebulização, de medicamentos, dois consultórios clínicos, farmácia, serviço social. Está equipada ainda com aparelhos de eletrocardiograma, desfibriladores e monitores cardíacos.
Após a inauguração, a comitiva do governador seguiu para a cidade de Santana, que recebeu as ações da Estratégia Saúde em Movimento-Oftalmologia. Os trabalhos começaram no último sábado (9) e terminam neste domingo (17). Estão sendo disponibilizadas 7 mil consultas, sendo 1,5 mil para alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e 5,5 mil para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acima de 60 anos, além de 1,5 mil cirurgias de catarata.

Mais de 73 mil cirurgias gratuitas de catarata
O Programa Saúde em Movimento, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, ainda não completou três anos e já realizou mais de 295 mil consultas e mais de 73 mil cirurgias de cataratas, atingindo cerca de 380 dos 417 municípios do estado.
Rosa Maria da Silva Frota, 65 anos, conta que tinha vontade de fazer a cirurgia de catarata, mas faltava a oportunidade. “Uma vez eu fui a Salvador para fazer exame de vista, o problema foi detectado, mas o custo era alto. Ontem eu vim, fiz a consulta, já operei o olho direito e hoje operei o esquerdo. É importante porque, aqui na região, nosso salário não chega para fazer uma cirurgia destas, que custa mais de R$ 5 mil”.
Acompanharam o Governador e sua comitiva, os Deputados Federais: Mário Negromonte e Oziel Oliveira, o Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, os prefeitos Marcão Cardoso, Presidente da AMORVALE, primeiro Secretário da UPB e presidente do Consórcio Municipal da Bacia do Rio Corrente, Hélvio Estrela, prefeito municipal de São Félix do Coribe e Tesoureiro da AMORVALE, prefeito municipal Zezinho da cidade de Tabocas do Brejo Velho e Bionô Roque das Chagas, prefeito municipal de Wanderley.
Fonte: Secom
Fotos: Secom e JO

Nenhum comentário: