22 de junho de 2012

“ENCOMENDADEIRAS DE ALMAS” EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


Manifestação cultural de Santana é tema de exposição financiada pela Secult com abertura prevista para o dia 30 de junho.
Noite de Sexta-feira Santa. Um grupo de mulheres vestidas com túnicas brancas, agitando matracas, percorre as ruas da cidade de Santana, na Bahia. Desde meados do século 19 elas fazem anualmente sua andança cerimonial, entoando rezas e cânticos, para livrar as almas do purgatório.
As imagens do ritual das encomendadeiras de almas de Santana, objeto da pesquisadora Ana Luisa Lauria, ligada ao Programa de Pós-graduação de Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pode ser conferido na exposição Recanto das Almas: Encomendadeiras de Santana, com abertura no próximo dia 30/06, às 18h, na Casa de Cultura de Santana, no município de Santana. O evento terá a presença de representantes das encomendadeiras.
Trata-se de exposição que reúne 35 imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Marco Aurélio Athayde de Oliveira e cinco banners com textos, de autoria da pesquisadora Ana Luisa Lauria, que realiza levantamento para a constituição de um arquivo sobre o ritual. O material será doado à Casa de Cultura de Santana e ficará exposto de forma permanente. O trabalho é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) através do Edital Demanda Espontânea 2011, com recursos do Fundo de Cultura.
Memória
“Em Santana, atualmente dois grupos apenas continuam a realizar a cerimônia. As mulheres que conhecem todo o repertório das rezas que compõe o ritual estão em idade avançada. Por ser uma tradição forjada na oralidade, o falecimento de quem ocupa a função mais significativa representa um grande risco de cunho arquivístico”, afirma a pesquisadora Ana Luisa Lauria.
A abertura da Exposição “Recanto das Almas”: Encomendadeiras de Santana, será realizada no dia 30 de junho de 2012 às 18hs na Casa da Cultura de Santana e estará aberta ao público.
Mais detalhes da exposição poderão ser obtidos com a pesquisadora Ana Luisa Lauria pelos telefones: (71) 3336 9409 / (71) 9299 1386 ou pelo e-mail: analuisa.lauria@gmail.com

Um comentário:

Jornal "Opinião" disse...

A Exposição fotográfica sobre as Encomendadeiras continua na Casa da Cultura. Vale a pena conferir.