30 de outubro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA PELA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UFOBA EM SANTA MARIA DA VITÓRIA

Com o objetivo de fortalecer a luta pela implantação do Campus Universitário Federal do Oeste – UFOBA no Território do Rio Corrente foi realizada nesta sexta-feira (28/10) uma Audiência Pública na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, em Santa Maria da Vitória. O evento mobilizou mais de três mil pessoas e contou com a presença de diversas autoridades nacionais, estaduais e regionais como os Deputados Federais: João Leão, Chefe da Casa Civil do Município de Salvador; José Rocha; Josias Gomes; Oziel Oliveira e Arthur Maia; Deputados Estaduais: Kelly Magalhães; Neuza Cadoli; Kaká Leão; Herbert Barbosa e o Suplente de Deputado Estadual, Valdeci Augusto; Os Prefeitos Municipais: Marco Aurélio dos Santos Cardoso, de Santana, Presidente da AMORVALE e Primeiro Secretário da UPB; Amário Santana, de Santa Maria da Vitória e Vice-Presidente da AMORVALE; Hélvio Estrela, de São Félix do Coribe e Tesoureiro da AMORVALE; Nilson José Rodrigues, de Correntina e Conselheiro da AMORVALE; José Cavalcante de Araújo, de Tabocas do Brejo Velho e Primeiro Secretário da AMORVALE; Arnoldo Teixeira, representante da Frente Popular e Valmira Queiroz, Articuladora do Território do Rio Corrente. Também estiveram presentes Vereadores Sindicalistas, Empresários, Professores e Estudantes dos seguintes municípios: Brejolândia; Canápolis; Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.
Com o slogan “A hora é agora, Universidade Pública já!” os participantes do movimento deslocaram-se a pé e em carreata da Praça Luiz Viana Filho, conhecida como “Praça do Jacaré” no centro de Santa Maria da Vitória, passando pela Rua Teixeira de Freitas até a AABB onde foi realizada a Audiência Pública. O Território do Rio Corrente engloba onze municípios com extensão territorial de 45.197,04 km² e possui mais de duzentos mil habitantes e não foi contemplado com o ensino superior pelo Plano Nacional de Expansão da Educação do governo federal. É o único Território em que não existe nenhuma oferta pública de ensino superior, pois não tem Universidade e nem Institutos. A juventude continua tendo que migrar para os grandes centros para cursar uma Universidade. A criação de um Campus da UFOBA no Território do Rio Corrente é fator determinante para o desenvolvimento econômico sustentável, bem como do estudo e pesquisa da região.
Arnoldo Teixeira agradeceu o apoio dos diversos seguimentos da sociedade que se empenharam na realização da audiência e solicitou o apoio dos Deputados Federais, Estaduais e do Senador Valter Pinheiro e também do Governador Jaques Wagner para a a criação do campus da UFOBA em Santa Maria da Vitória. O Prefeito Marcão Cardoso pediu aos deputados federais presentes o mesmo empenho para conseguir os recursos necessários para a construção do Campus como o que foi feito em tempo recorde para conseguir dinheiro para a construção de estádios novos para a copa e para a Ferrovia Leste Oeste. “É agora ou nunca. Não vamos esperar a criação do Estado de São Francisco para se criar Universidade no Território do Rio Corrente” – enfatizou.
Os deputados estaduais em seus discursos colocaram seus mandatos a disposição do movimento e afirmaram tudo fazer para que a criação do Campus da UFOBA no Território do Rio Corrente seja uma realidade.
Os deputados federais também foram unânimes em afirmar que farão tudo o que for possível para tornar viável a destinação de recursos de emendas parlamentares de bancada e individuais para construção do CAMPUS da UFOBA.
Ao final da audiência a palavra foi franqueada a participação popular, onde cinco participantes inscreveram-se. Os responsáveis pelo movimento entregaram aos deputados presentes um documento assinado por todos os presentes, com mais de três mil assinaturas.

Nenhum comentário: