28 de janeiro de 2012

PREFEITO DE SANTANA MARCO AURÉLIO DOS SANTOS CARDOSO CLASSIFICADO PARA DISPUTA DO VII PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE



O Prefeito Marco Aurélio dos Santos Cardoso está concorrendo ao VII Prêmio Prefeito Empreendedor instituído pelo SEBRAE. Dos cinquenta e dois municípios inscritos na Bahia, Santana foi classificada entre os dezessete escolhidos para a segunda fase. A administração Governando para Todos desde o seu início em 2005 vem buscando promover o desenvolvimento humano e socioeconômico do seu povo vocacionado para o trabalho no campo e na cidade.
Desde o início de seu mandato o Prefeito Marcão, como é carinhosamente conhecido, investiu em projetos de atividades econômicas bem orientadas que oportunizaram a geração de contingentes produtivos em vários setores da economia local. O programa “Evolui Santana” com seus projetos interligados, voltados para o fortalecimento de empreendedores individuais e das pequenas e médias empresas produz hoje bons resultados e elevou sobremaneira a autoestima do povo de Santana transformando-o em pouco tempo de um reduto sem perspectivas para uma cidade promissora e cheia de oportunidades.
A criação de novas leis que asseguram a geração de novos empreendimentos, empregos, educação empreendedora, unicidade e simplificação de processos de registro e legalização de empresas a serem criadas, bem como incentivos fiscais (Lei 935, de 30 de setembro de 2010) deu início a um oásis de oportunidades no município.
A criação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) Lei 887/2007 há muito tempo em funcionamento desenvolveu e organizou definitivamente o comércio de produtos de origem animal, regulamentando a sua produção em todas as fases oportunizando a abertura de novos açougues que funcionam rigorosamente dentro dos padrões de higienização preconizados pelo governo.
A instalação de tanques de resfriamento de leite na zona rural em pontos estratégicos desenvolveu a produção leiteira, organizou os produtores, aumentou significativamente a sua produção e consequentemente elevou a autoestima dos habitantes da zona rural fixando-os em seus locais de moradia com o mesmo conforto disponível na zona urbana.
Essas e tantas outras ações justificam a classificação do município entre as dezessete relacionadas para a segunda fase da VII Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE.
A comissão técnica do SEBRAE-Salvador-BA composta pelas Técnicas Lícia Menezes e Tânia Simões estiveram em visita ao município durante dois dias onde puderam ouvir as informações dos Secretários de Agricultura, Coordenador do SIM, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e Secretária Municipal de Meio Ambiente com a finalidade de coletar dados e constatar todas as ações que credenciaram o município a participar do prêmio.
“A impressão que a gente leva do município de Santana e dos municípios que visitamos é que as práticas de políticas públicas estão mudando, há muitas ações práticas interessantes, muito boas inclusive para nós da área, havendo de certa forma uma forte concorrência entre os municípios” - afirmou a consultora do SEBRAE, Lícia Menezes.
“Eu me sinto realizado. Este reconhecimento me deu a certeza de que o trabalho realizado pela Administração Governando para Todos está no caminho certo. Valeu a pena quando sentimos que conseguimos resgatar a autoestima de um povo que não acreditava mais no seu potencial, e nem que era possível viver num município sem nenhuma perspectiva. Quando vemos santanenses voltando para suas casas, cheios de esperança e com vontade de investir e ajudar. Quando empresários estão reformando suas lojas, construindo novos empreendimentos e gerando renda.” – concluiu o Prefeito Marcão Cardoso ao ser inquirido pela comissão técnica como se sentia em ter sido relacionado entre os dezessete prefeitos classificados para a segunda fase do Prêmio.
Os dados obtidos pela comissão técnica farão parte de um relatório que será analisado por uma comissão do SEBRAE. Para garantir a isenção, serão omitidos os nomes dos municípios e dos prefeitos concorrentes. Segundo a Técnica Lícia Menezes todos os prefeitos que obtiverem 50% ou mais de pontuação total máxima receberão o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual, em reconhecimento pelo projeto inscrito. Após esta etapa estadual os classificados irão para a etapa Nacional.
A comissão ainda visitou as dependências da nova sede da Prefeitura, a Casa da Cultura e a Indústria de Alimentos SOBESA.

Nenhum comentário: