15 de junho de 2012

I ENCONTRO DE PISCICULTORES DA BACIA DO RIO CORRENTE





O Distrito de Porto Novo sediou neste sábado, 09/06 no auditório da Escola Estadual “Professor Salvador da Rocha Passos” o I Encontro de Piscicultores da Bacia do Rio Corrente. O evento inédito na região contou com a presença de mais de cento e cinquenta piscicultores de treze municípios: Santana, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Jaborandi, Serra do Ramalho, Candiba, Guanambi, Canápolis, Coribe, Luiz Eduardo Magalhães, Gandu e Distrito Federal.
Com o tema central “Perspectivas para o desenvolvimento da piscicultura na Bacia do Rio Corrente” foram proferidas várias palestras importantes como: “Produção e manejo na piscicultura” por Hegel Rafael Mascarenhas – representante da Bahia Pesca; “Linhas de Créditos e Financiamento para a cadeia produtiva da Piscicultura” por Leonardo Soares da Silva – Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB) e "Licenciamento Ambiental para Áreas e Tanques de Piscicultura” por Aderbal Pereira da Costa – Engenheiro Agrônomo – Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA.
Após a formação da mesa por autoridades municipais, representantes dos municípios, poder legislativo e lideranças políticas o Prefeito Marcão Cardoso fez a abertura oficial do encontro, conclamando a todos para que aproveitassem a grande oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e traçarem caminhos para o desenvolvimento de uma piscicultura próspera na região. Lembrou as ações e solicitações feitas ao governo do estado no sentido de desenvolver todo o potencial da Estação de Piscicultura da Bahia Pesca de Porto Novo que estava praticamente abandona há vários anos.
O Gerente operacional da Bahia Pesca – Rogério Neves em seu discurso afirmou que a Unidade da Bahia Pesca de Porto Novo tem vinte e sete anos de existência e que somente em 2005 foi construído um laboratório com capacidade de produzir seis milhões de pós-larvas ao mês ou 1,5 milhões de pós-larvas por reprodução podendo esse número ser aumentado com a instalação de novas incubadoras. Hoje a Unidade de Porto Novo possui 33 viveiros e tem capacidade para produção de quatro milhões de alevinos ano. São produzidos alevinos das seguintes espécies de peixes: Curimatã, Tambaqui, Pacu e Tambacu podendo ainda ser ampliada a sua produção para outras espécies como o Surubim.
Ao término do Encontro ficou decidida a realização de um Fórum de debates sobre Piscicultura no dia 30 de junho às 09:00hs em Santa Maria da Vitória.

Nenhum comentário: