18 de julho de 2012

CRESCE CAMPANHA PARA A CRIAÇÃO DO ESTADO DO SÃO FRANCISCO


Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo sobre a divisão da Bahia em dois estados, autoria do deputado Oziel Oliveira (PDT-BA), se aprovado, determina a realização de plebiscito sobre a criação do estado de São Francisco, que seria formado por 35 municípios do oeste baiano.
Se o PDL for aprovado, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia terá o prazo de seis meses, contado da aprovação do projeto, para realizar o plebiscito, de acordo com instruções do Tribunal Superior Eleitoral. Após essa etapa, o Congresso deverá ainda consultar a Assembleia Legislativa da Bahia e editar lei complementar para que o novo estado seja criado.
 Para Oziel Oliveira, a separação tem o apoio da população local. “A maior motivação de uma região, em obter autonomia administrativa se dá, sobretudo, em razão da distância entre os governantes e a população, que se vêem prejudicados e desassistidos em suas necessidades mais básicas, impedidos de se desenvolver e assim contribuir muito mais com o crescimento do País”.
 Pela proposta, os municípios do estado do Rio São Francisco serão: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Correntina, Coribe, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Muquém do São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sitio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
 Nota-se que Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Juazeiro e Xique-Xique não comporão o novo estado o que faz perder um pouco o sentido de se chamar São Francisco e compromete a importância econômica do estado no cenário nacional.
 O projeto de Oziel torna Barreiras como a maior cidade do novo estado, candidata absoluta a ser capital, o que politicamente lhe beneficiaria bem como sua esposa, Jusmari Oliveira, tornando-os principais lideranças políticas e prováveis nomes para assumir o governo ou uma cadeira no Senado Federal, a formação do estado com a configuração atual se assemelha a criação do município de Luiz Eduardo onde Jusmari na ocasião deputada estadual teve papel importante e como resultado o Oziel governou o município durante dois mandatos. Matéria extraída de nosso jornal impresso.
(Fonte: Jornal “O Expresso” 16/03/2012)

Nenhum comentário: