22 de julho de 2013

COCOS REALIZA A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


 Com o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura adiantado, o Município de Cocos realizou no dia 19 de julho a sua III Conferência Municipal de Cultura. Estiveram presentes as seguintes autoridades municipais: Vice-Prefeita – SANDRA MARIA MOURA TRINDADE VIANA; Secretário Municipal de Cultura e Turismo – JOALDI LOPES PEREIRA; Secretária Municipal de Educação – SILVANI ALVES GAMA; Secretária de Ação Social – FRANCISCA ABREU OLIVEIRA GONZAGA; Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal – HELIO DOS SANTOS NETO; Secretário Municipal de Finanças – KLEBSON RIBEIRO; Diretor de Contabilidade – JOSÉ LOPES DA SILVA NETO e Representante do Poder Legislativo – ÁLVARO ALVES DA ROCHA.
Setenta e Nove Pessoas se credenciaram e participaram dos debates que definiram as diversas ações prioritárias que por fim foram aprovadas pela Plenária final da Conferência. EIXO I: - Reconhecimento e valorização da diversidade cultural do município; - Territorialização, descentralização e participação como estratégias de gestão; - Democratização dos processos decisórios e do acesso ao fomento, aos bens e serviços; - Cultura como política pública transversal e qualificadora do desenvolvimento. EIXO II: - Elaboração de um projeto orçamentário para 2014 e criação de uma comissão para sistematizar as propostas e elaborar um calendário cultural para o município de Cocos; - Divulgação, valorização e promoção da cultura de Cocos com processo continuado; - Regulamentação do “Clube o Coqueirão” como espaço cultural e - Agregar às atividades esportivas e de lazer à Secretaria de Cultura e Turismo.
Quatro delegados foram eleitos para participarem da Conferência Territorial que deverá ser realizada na cidade de Santana dias 15 e 16 de agosto de 2013. Sociedade civil – Titulares -Raimundo Nonato Lopes Pereira, Viviane Sampaio de Moura e Paulino Ronei Pereira dos Santos. Suplentes: Ivone Souza Seabra, Evelange Macedo Souza e Suelia Rosa de Jesus. Poder Público: Titular: Joaldi Lopes Pereira. Suplente: Júlio Sergio Souza da Silva. Como delegado do município para a Conferência Estadual a ser realizada em Alagoinhas foi eleito: Raimundo Nonato Lopes Pereira e como suplente: Viviane Sampaio de Moura.
Apresentações artísticas
Na abertura dos trabalhos da Conferência um grupo de alunas de uma das escolas do município apresentou uma encenação da música de Vinícius de Morais “Rosa de Hiroshima” também uma outra escola apresentou uma roda de capoeira. Como exaltação a culinária baiana um baiana com vestimenta típica serviu “Acarajé” como lanche da tarde.
A próxima conferência a ser realizada no Território será a de Santana no dia 24 de julho de 2013.



Nenhum comentário: