31 de julho de 2013

SANTA MARIA DA VITÓRIA DEFINE RUMOS DE SUA POLÍTICA CULTURAL NA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


A III Conferência Municipal de Cultura de Santa Maria da Vitória foi um acontecimento significativo para o Município. Desde a escolha do local para sua realização no espaço ocupado pela Centenária Fhilarmônica Seis de outubro, representante incontestável da cultura musical do município, até pequenos detalhes como a disposição das cadeiras na mesa de abertura da conferência, que seguiu os moldes do Encontro de Dirigentes Culturais realizado em Feira de Santana recentemente. Aconchegante e acolhedor. O Hino Nacional foi executado por outra banda de jovens músicos, a Lira do Corrente que fez uma apresentação impecável logo após a abertura com mais duas músicas. Destaque especial para os representantes do Grupo de Teatro “Pachamama” com a encenação de um cordel pelos atores Glauber Guimarães e Marcelo Santos, que foi muito aplaudido. Ao longo da conferência outros artistas também fizeram suas apresentações como o Poeta Manoel Assis, recitando o seu poema “Flor de Mandacaru”, o Grupo teatral de jovens espíritas de Santa Maria da Vitória com uma peça sobre o uso de drogas e no intervalo entre a apresentação dos trabalhos dos dois eixos da conferência outros artistas também se apresentaram, como o cantor e compositor Valdinei, mais conhecido por “Sorriso”.
Com a participação de 135 pessoas credenciadas os debates foram mediados pelo palestrante Robson Vieira dos Anjos e pelo Vereador Benilson Ataíde produzindo as seguintes proposições: Eixo I: - Criar a Secretaria Municipal de Cultura; - Criar o Conselho Municipal de Cultura; - Criar o Fundo Municipal de Cultura e por fim, Criar o Plano Municipal de Cultura de forma democrática e participativa com a realização de mini plenárias. Para o Eixo II foram aprovadas as seguintes ações estratégicas para Cultura no Município de Santa Maria da Vitória: - Construção de um Centro Cultural e de formação em cultura e arte; - Criar mecanismo de apoio financeiro para o desenvolvimento de manifestações populares e tradicionais como Reisado, São João, Festa do Divino, Caretagem, Candomblé e demais manifestações culturais; - Criar o Centro Municipal do Artesão e Artista utilizando o mercado municipal; - Formação de uma equipe técnica especializada na elaboração de projetos para a captação de recursos; e, criar o sistema de informações e indicadores culturais e, a partir desta ação elaborar de forma conjunta o calendário anual de atividades tradicionais  e culturais do município coordenadas pelo poder público e conselho de cultura.
Foram eleitos seis delegados sendo quatro da sociedade civil e dois do poder público, que deverão participar da Conferência Territorial de Cultura a ser realizada na cidade de Santana nos dias 15 e 16 de agosto. Dos delegados da sociedade civil eleitos um deverá participar da Conferência Estadual de Cultura a realizar-se na cidade Alagoinhas no mês de setembro de 2013.





Nenhum comentário: