9 de julho de 2013

MAM SERÁ UM DOS MAIS IMPORTANTES CENTROS CULTURAIS DO PAÍS


O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) será, dentro de um ano, um dos mais importantes e maiores espaços culturais do país. A ordem de serviço para início da reforma completa, que conta com investimento do Tesouro Estadual na ordem de R$ 15,6 milhões, foi assinada hoje (03) de manhã pelo governador Jaques Wagner em solenidade no local.
Segundo o arquiteto Frederico Mendonça, que também participou da cerimônia e é diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) que coordena a reforma, essa será a mais importante intervenção já realizada no MAM desde a década de 1960, quando o museu foi criado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.
“A sua inauguração está prevista para o próximo ano, coincidindo com o centenário da arquiteta que o projetou”, anunciou Mendonça. O MAM ocupa o Solar do Unhão instalado como quinta portuguesa às margens da Baía de Todos os Santos e originário do século XVII.
O IPAC e MAM integram a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). O diretor do museu, Marcelo Rezende, enfatizou que a reforma colocará em prática o modelo de museu popular que Lina Bo Bardi propunha, onde todas as pessoas têm acesso à cultura. “Além disso, teremos espaço para uma maior variedade de linguagens: teatro, cinema, dança, artes plásticas etc.”, completou.
Questionado sobre o funcionamento do museu durante as obras, Rezende contou que o MAM continuará aberto ao público e realizando parcerias com outras instituições artísticas da cidade. “O importante é que não iremos fechar as portas. O MAM vai continuar funcionando, trabalhando para fazer o melhor”, informou. O diretor destacou ainda a melhoria no sistema de armazenamento da reserva técnica e da criação de uma nova biblioteca.
Bienal – Na solenidade, o governador anunciou também a realização de uma grande Bienal de Arte Moderna Brasileira durante a Copa do Mundo em 2014, para aproveitar a visibilidade que esse evento proporciona, além da assinatura de ordens de serviço daqui a duas semanas para início das reformas do Teatro Castro Alves e da Concha Acústica.
O secretário da Cultura, Albino Rubim, reforçou a ideia da Bienal, “pois será uma oportunidade ímpar para mostrar a importância e a riqueza cultural brasileira. O Brasil é hoje um país que conquistou sua importância no cenário mundial no campo econômico e político. Precisamos mostrar agora a nossa riqueza cultural, muito importante para atrair novos contingentes de turistas”, pontuou o secretário.
Mais obras - Outras ordens de serviço assinadas pelo governador hoje pela manhã no MAM são referentes ao projeto de iluminação cenotécnica de mais quatro monumentos no Centro Histórico de Salvador, restauração da segunda etapa da Igreja e Cemitérios do Pilar e as obras de reforma do Palácio Episcopal e Catedral de São Francisco no município de Barra, representando investimento total (incluindo as obras no MAM) de R$ 19 milhões aproximadamente.
Wagner elogiou as ações de territorialização da Secult-BA e IPAC, ao atender vários municípios da Bahia e que antes de 2007 estavam muito mais voltadas para a capital.
As igrejas do Carmo, Boqueirão e Santo Antônio e o monumento religioso Oratório da Cruz do Pascoal receberão uma iluminação cênica especial. No total, o projeto beneficiará 23 monumentos localizados no Centro Histórico de Salvador.
Frederico Mendonça informou que “as obras vão ser iniciadas na segunda-feira, tanto as de Salvador quanto as do município de Barra”. Sobre a iluminação cênica de monumentos, Mendonça contou que já foi concluída a instalação no Terreiro de Jesus. “Agora vamos começar a iluminação do Santo Antônio Além do Carmo”.
Também participaram da solenidade o secretário da comunicação Robinson Almeida, o diretor do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, além de coordenadores, gerentes e técnicos estaduais. Outros dados sobre o IPAC via site www.ipac.ba.gov.br, Facebook Ipacba Patrimônio e Twitter @ipac_ba.

Fotos:

Fonte - Fotos e textos: Assessoria de Comunicação – IPAC, em 03.07.2013
Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)
(71) 8731-2641
Texto-base: jornalista Ronaldo Macêdo e estagiário Yuri Silva
Edição: Silvana Malta (coordenadora de jornalismo - DRT-BA nº 1907)
(71) 3117-6490, 3116-6673, 8371-0304
ascom.ipac@ipac.ba.gov.br
www.ipac.ba.gov.br
Facebook: Ipacba Patrimônio

Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário: