21 de julho de 2013

CORRENTINA REALIZA SUA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


 Mais uma cidade do Território da Bacia do Rio Corrente, desta vez, Correntina, com uma população de 32.000 habitantes realizou a sua III Conferência Municipal de Cultura. Com uma participação de 79 pessoas credenciadas a conferência discutiu e deliberou sobre diversas proposições desde as 08:00hs encerrando os trabalhos com uma Plenária Final em que elegeu os delegados para participarem da Conferência Territorial a ser realizada em Santana nos dias 15 e 16 de agosto e um delegado para a Conferência Estadual de Cultura que será em Alagoinhas no mês de setembro.
A discussão dos tópicos relacionados com os dois eixos temáticos das conferências municipais de cultura para este ano foram dirigidos pela mediadora ANGÉLICA RODRIGUES DE OLIVEIRA. Estiveram presentes ao evento as seguintes personalidades do município: CAMILA ARAÚJO GUERRA GALVÃO – Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer; LAERTE FRANÇA DA SILVA – Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação; ALDEIR ALVES CEZAR ARAÚJO – Coordenadora da Biblioteca Municipal Castro Alves; VALDIRA SALES – Coordenadora do Museu de História Natural Raimundo Sales; CARLOS CERISTON MOTA – Secretário Municipal de Governo; CLESIA CAIRES DA SILVA FAGUNDES – Secretária Municipal de Administração e MANOEL ASSIS – Poeta de Santa Maria da Vitória que recitou um poema de sua autoria na abertura da conferência.
As ações prioritárias definidas pela plenária da Conferência Municipal de Cultura de Correntina foram as seguintes: EIXO I - Criação do Conselho Municipal de Cultura; Criação do Plano Municipal de Cultura; Criação do Fundo Municipal de Cultura; Criação e construção do Espaço Cultural e institucionalização de pontos de cultura. EIXO II - Criação de um Centro Cultural com a finalidade de coordenar, organizar e concretizar os seguimentos culturais, bem como os grupos culturais já existentes; Apoio ao artista local através de edital público, dentro do Plano Municipal de Cultura; Criar uma Lei de proteção ao patrimônio público municipal; Criação de um Centro Artístico Cultural para que cada escola tenha um trabalho voltado para a arte (Nos moldes do antigo centro cívico); Oficialização do Calendário Cultural Municipal que contemple todas das datas de comemorações culturais do município.
Foi eleito pela Plenária Final da Conferência um Grupo de Trabalho para execução do acompanhamento do Plano de Ações Estratégicas para a Cultura do Município de Correntina composto pelos seguintes membros: TITULARES: SOCIEDADE CIVIL: MARCOS ROGÉRIO BELTRÃO DOS SANTOS; TATZAN SANDRO PEREIRA BRANDÃO e ENA PEREIRA DA ROCHA. PODER PÚBLICO: CLESIA CAIRES DA SILVA FAGUNDES e ALDEIR ALVES CESAR ARAÚJO. SUPLENTES: SOCIEDADE CIVIL; JARLES CAIRES DE SOUZA; ROSANE AYRES DIAS e HEVERTON LUIS DA SILVA NEVES. PODER PÚBLICO: JOSÉ APARECIDO SILVA SOUZA e JILVANETE DE SOUZA PEREIRA BRANDÃO.
Também foram eleitos três Delegados para a Conferencia Territorial de Cultura a realizar-se em Santana de 15 a 16 de agosto de 2013: SOCIEDADE CIVIL: TITULARES: MARCO ROGÉRIO BELTRÃO DOS SANTOS e ENA PEREIRA DA ROCHA, eleitos também como Delegados Titular e Suplentes, respectivamente, para a Conferência Estadual de Cultura em Alagoinhas. SUPLENTES: TATSON SÂNDALO PEREIRA BRANDÃO e GEORGIA AMÉLIA FRANÇA NASCIMENTO. PODER PÚBLICO: TITULAR: VALDECI DE CASTRO NEVES e SUPLENTE: JILVANETE DE JESUS PEREIRA BRANDÃO.
A próxima Conferência Municipal de Cultura será a de Côcos no próximo dia 19 de julho de 2013.


Nenhum comentário: