7 de fevereiro de 2012

PROJETO DE MELHORAMENTO GENÉTICO BOVINO


A Secretaria Municipal de Agricultura reuniu cerca de cinquenta produtores rurais na Associação Comunitária de Alagoas, na comunidade de Alagoas, no dia 05/02 – Domingo, onde fez palestras sobre o Melhoramento Genético de Bovinos através da Inseminação Artificial.
Participaram das palestras O Prefeito Marcão Cardoso, o Vice-Prefeito Dr. Wilson Neves Almeida, o Vereador Renato Flores Alves, Secretários municipais, Cláudio José Marques, Presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Alagoas e cerca de cinquenta produtores rurais que atuam na área de pecuária leiteira e de corte. Foram palestrantes os Médicos Veterinários Giliad de Lima e Laertes Sérgio Cardoso, Coordenador do SIM e Secretário Municipal de Agricultura, respectivamente.
O projeto de melhoramento genético do rebanho bovino do município de Santana foi idealizado pela “Administração Governando Para Todos”, com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade do rebanho leiteiro do município e região, atendendo principalmente os pequenos produtores leiteiros que por condições financeiras não têm ainda, acesso a tecnologia de Inseminação Artificial.
O atendimento aos produtores rurais será proporcionado pelo quadro técnico da Secretaria de Agricultura que conta com dois médicos veterinários, um engenheiro agrônomo e dois técnicos agrícolas. Para dar suporte à demanda a prefeitura municipal de Santana adquiriu um botijão para armazenamento de sêmen que será utilizado na inseminação artificial dos animais cadastrados pelos pequenos produtores interessados.
Com essa medida o município fortalece a sua bacia leiteira com o firme propósito de se tornar em breve um dos maiores e mais eficientes produtores de leite do médio São Francisco.
O Prefeito Marcão Cardoso discorreu sobre a importância do associativismo na consecução dos objetivos das comunidades. “É através da associação que vocês vão ter dignidade, vão ser respeitados, é através da associação que as demandas da sociedade serão atendidas pelos políticos, porque estão juntos em prol do mesmo objetivo. É através dessa associação que estamos aqui hoje lançando esse projeto que vai gerar renda, emprego e melhores condições financeiras para todos vocês”. Concluiu.
Após as palestras a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura fez o cadastramento dos produtores interessados na inseminação artificial de seus animais.

Nenhum comentário: