4 de agosto de 2013

BREJOLÂNDIA DEFINE PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL NA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA




Foi realizada no dia 29 de julho próximo passado, a III Conferência Municipal de Cultura de Brejolândia. O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no antigo Centro de Múltiplo Uso e contou com as presenças do Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Ueliton Costa, da Secretária Municipal de Agricultura – Fleuza Tomásia da Silva, do Palestrante – Robson Vieira dos Anjos e de setenta pessoas credenciadas que durante a manhã e parte da tarde, debateram e definiram as diversas proposições e ações prioritárias para Cultura no Município de Brejolândia. Para o Eixo I foram definidas e aprovadas as seguintes proposições: - Garantir autonomia na gestão da Secretaria Municipal de Cultura; - Aderir ao Sistema Estadual e Nacional de Cultura; - Renovar por meio de eleição os membros do Conselho Municipal de Cultura e - Criar o Plano Municipal de Cultura. Para o Eixo II foram definidas as seguintes ações: - Identificar os valores artísticos da região a fim de apoiá-los orientando-os em suas áreas com oficinas; - Construir o Centro Cultural Municipal de formação em artes com estrutura e equipamentos adequados; - Buscar profissionais capacitados para ensinar e trabalhar as culturas mais modernas como teatro, dança, música e etc., exigindo do poder público condições de capacitação dos artistas; - Criar ações de valorização e preservação das culturas populares como: Folias de Reis, Festas Religiosas, Caretagem, Bordadeiras e demais manifestações; - Criar espaços físicos para apresentações e exposições dos talentos artísticos do município.
Durante os intervalos foi possível apreciar algumas apresentações culturais feitas por artistas locais. Na plenária final foram eleitos os seguintes pessoas para integrarem o Grupo de Trabalho para Execução e Acompanhamento do Plano de Ações Estratégicas para a Cultura do Município de Brejolândia, tendo sido eleitos os seguintes membros: Poder público: Titulares: Fleusa Tomásia da Silva, Juarez Ribeiro de Castro e Vilma Aparecida de Souza Ferreira. Sociedade Civil: Leila Socorro de Oliveira, Mauricio Dias do Nascimento e Ambrósio Domingos dos Santos.
Foram eleitos também como Delegado Estadual o Sr. Ambrósio Domingos dos Santos, Titular e Ana Luiza de Souza Silva, Suplente. Delegados para a Conferência Territorial foram eleitos por unanimidade como titulares da Sociedade Civil: o Sr. Ambrósio Domingos dos Santos e Ana Luiza de Souza Silva e para representar o Poder Público: Ueliton da Silva Costa, sendo sua suplente Vilma Aparecida de Souza Ferreira.
A Conferência Municipal de Cultura de Brejolândia foi a sétima a ser realizada no Território da Bacia do Rio Corrente.

Nenhum comentário: