21 de agosto de 2013

CONFERÊNCIA TERRITORIAL DA BACIA DO RIO CORRENTE REÚNE TODOS OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Foram dois dias de celebração cultural, avaliação e prestação de contas das ações do Governo Estadual. A cidade de Santana reuniu na Escola Estadual Edvaldo Flores, nos dias 15 e 16 de agosto, artistas, gestores, ativistas, produtores e poder público para discutir democraticamente os rumos das ações governamentais de cultura durante a Conferência Territorial Bacia do Rio Corrente. Marcaram presença 229 pessoas, de todos os 11 municípios do território: Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho.

Na abertura, houve um momento cultural no qual se apresentaram a Filarmônica Lyra do Corrente, de Santa Maria da Vitória. O grupo de chorinhos “Balaio de Gato”, da cidade de Santana, foi outra apresentação bastante aplaudida. O cantor e compositor seresteiro José Carlos Tonhá Bigode também se apresentou. O debate do primeiro dia girou em torno da importância dos municípios assumirem o seu papel na formulação da política cultura e o estado oferecer apoio técnico.

As três demandas levantas pelos presentes, obedecendo ordem de prioridades, foram: construção de um Centro de Cultura no Território da Bacia do Rio Corrente; territorialização dos editais (Fundo de Cultura e outros) seguindo exemplo do Calendário das Artes visando alcançar de forma mais justa todos os territórios do Estado; formação para gestores públicos e sociais, agentes culturais e artistas por meio de oficinas e cursos profissionalizantes como os oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

Dentre as autoridades presentes, estiveram o prefeito de Santana Wilson Almeida e o prefeito de Santa Maria da Vitória, Padre Amaro Santana; além de vereadores de Santana. Dirigentes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia -  SecultBA, órgão responsável pela realização das Conferências, comandaram o encontro: o diretor de Territorialização da Cultura Sandro Magalhães a assessora de Formação Laura Bezerra e a coordenadora de Circo da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB,  Alda Souza.

Os setores culturais mais representados foram cultura popular,música, teatro, bibliotecas, cultura afro, dança, arquivo, livro e leitura. O último momento da Conferência foi eleição da delegação territorial para participar da Conferência Estadual.
Texto: ASCOM/SECULT/BA
Fotos: Jornal Opinião.


Nenhum comentário: