27 de agosto de 2013

IPAC, IAB E UFBA PREPARAM CONFERÊNCIAS DE ARQUITETURA, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

Três das mais antigas e importantes instituições das áreas de arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural na Bahia realizam até meados de setembro (2013) as conferência setoriais desses segmentos.

São o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-Ba) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUfba). O evento conta com apoio do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que estará cedendo seu auditório, no anexo do Palácio da Aclamação, em Salvador, e com a colaboração do Goethe Institut-Salvador (Instituto Cultural Brasil Alemanha - ICBA). 

A iniciativa geral é da secretaria estadual de Cultura (Secult-Ba), que, desde 2007, vem realizando conferências estaduais e, depois, territoriais e setoriais, para proporcionar a participação efetiva da sociedade civil na formulação e execução das políticas públicas culturais do Estado.

“Além de garantir uma gestão democrática da cultura, as conferências são fundamentais para a construção e funcionamento de um Sistema Estadual de Cultura”, explica o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, que coordena as articulações entre Secult-Ba, Ufba, IAB e CEC.
Durante as conferências, a população debate proposições das políticas, programas e ações para o campo cultural, com participações dos poderes públicos, sociedade civil, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais. As conferências setoriais no CEC em Salvador levarão demandas e proposições para a 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que ocorrerá em Feira de Santana entre os dias 10 e 12 de outubro deste ano (2013).

Entre 2 de junho e 4 de agosto, a Secult-Ba promoveu conferências municipais e intermunicipais. Desde 6 de agosto até 9 de setembro, ocorrem as territoriais, enquanto as setoriais ocorrerão entre 13 e 30 de setembro. Após a 5ª Conferência Estadual em Feira, as propostas integrarão a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília entre 26 e 29 de novembro.

CHAPADA e SERTÃO Equipes técnicas multidisciplinares do IPAC já participaram das conferências territoriais que aconteceram em Jacobina e Caetité, reunindo 29 municípios dos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina e Sertão Produtivo.

Segundo a diretora de Preservação do Patrimônio Cultural do IPAC, Elisabete Gándara, com o evento, populações dos dois territórios foram estimulados para a importância do Patrimônio Cultural. “Estivemos nessas cidades para ouvir, orientar e colaborar com as comunidades nas ações de proteção aos bens culturais, sanando ainda dúvidas sobre a importância dos patrimônios nas localidades”, relata o gerente de Patrimônio Material do IPAC, Luiz Viva, que também participou dos encontros.

As equipes do IPAC estiveram ainda em Irará, com os municípios do Território do Portal do Sertão, em São Francisco do Conde, com municípios do Recôncavo baiano, além das cidades de Itaberaba, Lençóis e Barreiras que com os municípios dos territórios do Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Rio Grande e Chapada Diamantina.
Assessoria de Comunicação – IPAC, em 26.08.2013
Jornalista responsável Geraldo Moniz (DRT-BA nº 1498)
(71) 8731-2641, 9110-5099


Nenhum comentário: