5 de dezembro de 2011

FILHO DE PORTO NOVO É DESTAQUE NA EMBRAPA-NE

No passeio que fizemos a Aracaju-SE fomos surpreendidos com a presença na praia de Parati, de André Luis Alves Neves, um jovem filho do Distrito de Porto Novo em Santana-BA. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 2004 e Mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em 2007. Atualmente ele é Analista e Gestor do Núcleo Regional Nordeste da Embrapa Gado de Leite. Atuando principalmente nas áreas de Bovinos Leiteiros, Nutrição e Sistemas de Produção de Leite no Semiárido.
O principal motivo da publicação da presente entrevista é que assim como nos impressionou a sua jovial presença, também nos causou admiração o seu invejável currículo e a posição que ocupa na Embrapa –NE.
Leia a seguir uma pequena entrevista que fizemos com nosso ilustre personagem:
Jornal Opinião - É um prazer para o nosso grupo encontra-lo aqui, gostaria que você mesmo dissesse quem é você, qual a sua profissão e deixe seu recado para seus conterrâneos baianos de Porto Novo – Santana – BA.
André Luiz Alves Neves – Sou natural de Santana-BA, minha família reside em Porto Novo, nasci em Santana me criei em Porto Novo e atualmente sou médico veterinário formado pela Universidade Santa Cruz, Ilhéus – BA, tenho Mestrado na área de Zootecnia pela Universidade do Sudoeste da Bahia em Itapetinga e atualmente sou gestor do Núcleo Regional Nordeste da Embrapa Gado de Leite, tendo responsabilidade por toda a região nordeste junto ao núcleo que tem responsabilidade de dar apoio a todos os trabalhos de pesquisa e tecnologia do setor leiteiro da região nordeste. Atualmente o núcleo do qual eu sou o gestor, está localizado aqui em Aracajú-SE. Antes estava em Petrolina – PE e foi recentemente transferido aqui para a Aracaju. Esse nosso núcleo está lotado na Embrapa – Tabuleiros Costeiros e contamos com uma fazenda Experimental na cidade de Nossa Senhora da Glória a 120 km de Aracaju. Nosso foco principal é trabalhar com apoio à pesquisa e transferência de tecnologia.
Já escrevemos oito capítulos de livros sendo que esses capítulos são distribuídos em três livros, sendo que um desses livros eu sou o terceiro editor desse livro que foi lançado no Congresso Internacional do Leite em Maceió-AL. Tenho também trinta resumos publicados em congressos, sendo alguns deles congressos internacionais. Artigos completos sobre zootecnia publicados em revistas indexadas como por exemplo a Revista Brasileira de Zootecnia que é a principal revista de ciências agrárias do Brasil. Também publicadas em revistas de Universidades Brasileiras como a UFBA, UFMG. Temos também trabalhado especificamente em áreas de nutrição animal. Ou seja com dietas econômicas que possam melhorar o desempenho de bovinos leiteiros no semiárido brasileiro.
JORealmente a sua atividade é muito interessante, seus familiares devem sentir orgulho do seu trabalho. Já pensou em um dia transmitir seus conhecimentos aos santanenses proferindo palestras em Santana. Acredito que há grandes possibilidades de isso acontecer. Recentemente tivemos o I Seminário de Pecuária Leiteira. Você poderia ser o próximo palestrante nessa área para o Município!
AL – Pois é, temos trabalhado muito com a Palma Forrageira, quem sabe poderíamos levar esses conhecimentos também para a nossa região é um caso a pensar, estarei à disposição.
JO – Quem são seus familiares em Porto Novo? Quer deixar um recado a eles?
AL – Sim sou primo de Thiago e Paulo. Meu pai é Jorge, minha mãe chama-se Glorinha. Minha avó Noêmia mora em Santana. Estamos aqui na luta. Obrigado pela oportunidade.
JO – Agradecemos a tua gentileza. Parabéns pelo seu currículo e pela sua carreira. Um grande abraço.
Mais detalhes sobre seus artigos e sua atuação profissional podem ser consultadas acessando o seguinte link: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138414P1
A nossa intensão com a publicação da presente entrevista é mostrar aos nossos jovens santanenses, um exemplo a ser seguido. Esperamos desta forma, contribuir para que o trabalho desse jovem possa servir de exemplo para tantos outros jovens da sua idade.

Nenhum comentário: