26 de setembro de 2011

I SEMINÁRIO SOBRE PECUÁRIA LEITEIRA

Com o objetivo de desenvolver a produção leiteira do município e Região a Prefeitura Municipal de Santana por sua Secretaria Municipal de Agricultura realizou o I Seminário sobre Pecuária Leiteira. O evento, importante para a Pecuária Regional, aconteceu nessa quinta-feira 22/09 na Sociedade Operária.
Participaram efetivamente, demonstrando grande interesse pelos assuntos tratados, cerca de quinhentas pessoas entre comerciantes, empresários, estudantes, fazendeiros e pecuaristas leiteiros da região. Entre os assuntos programados e tratados destacamos as palestras sobre Produção de leite a pasto (Metodologia do programa “Balde Cheio”; Sanidade Animal (Ênfase em Brucelose/Tuberculose); Melhoramento Genético; Reserva estratégica de Alimentos no período seco; Agentes Financeiros (Banco do Brasil/Banco do Nordeste) Linhas de crédito e Financiamentos; Nutrição e Alimentação Animal e Inseminação Artificial em Tempo Fixo.
Os seguintes palestrantes se revezaram na apresentação dos assuntos propostos: Engenheiro Agrônomo José da Silva Ferreira Neto; Médica Veterinária – Fiscal Estadual Agropecuária especialista em Epidemiologia com ênfase em Defesa Sanitária Animal/ADAB - Edlúcia Teixeira Barros S. de Carvalho; Zootecnista EBDA - Dr. Darlan Paiva de Miranda; Gerente de Negócios da Área Rural do Banco do Nordeste - João Ribeiro Júnior; Médico Veterinário e Promotor Júnior de Vendas da Tortuga – Daniel Menezes e o Médico Veterinário da CRV – LAGOA – Nei Conty.
Vários pronunciamentos durante a cerimônia de abertura destacaram a singular importância de eventos desta natureza visando melhorias não só da pecuária leiteira como também de todos os outros produtos capazes de gerar emprego e renda na região. O Dr. Roberto Nunes representante do Território do Rio Corrente, afirmou: “Com relação à Pecuária Leiteira, esperamos sair deste seminário falando a mesma linguagem”. O Dr. Plauto Flores, representante dos produtores de leite disse que espera que o seminário venha atender a expectativa dos produtores da região.
O Prefeito Municipal de São Félix do Coribe e Tesoureiro da AMORVALE, Élvio Estrela, representando a AMORVALE, destacou a atuação do Prefeito Marcão Cardoso como presidente e como Secretário da UPB na sua luta pelo desenvolvimento promovendo capacitação técnica para a produtividade em várias áreas como a pecuária leiteira, fruticultura e piscicultura.
Outros pronunciamentos também destacaram a importância da realização deste seminário sugerindo que outros eventos desta natureza possam ser realizados trazendo mais conhecimento aos produtores de outros produtos, melhorando assim as condições de vida dos produtores e da população da região.
O Prefeito Marcão Cardoso anfitrião do evento cumprimentou a todos se dizendo satisfeito em realizar um evento tão importante citando como marco na sua segunda gestão as ações que visam capacitar gestores, funcionários e agora produtores rurais melhorando as condições de vida da população. Além disso, afirmou que continua na luta para trazer mais benefícios para a região de jurisdição da AMORVALE solicitando e apoiando todas as iniciativas no sentido da vinda de um campus da UFOBA e um Hospital Regional.
“[...] Santana nunca teve ao longo de sua história tantos representantes num evento como está tendo nesse. Representantes da agricultura, da economia, de setores particulares, de setores estaduais. É com muita humildade que pretendemos construir este novo projeto da bacia leiteira.” – concluiu.
Ao final do seu pronunciamento assinou o Decreto 069/2011 em que cria a comissão organizadora da Exposição Agropecuária de Santana que será realizada em Julho de 2012. Em seguida assinou também um ofício em que solicita à Secretaria Estadual de Agricultura a inclusão da Exposição de Santana no circuito de eventos agropecuários do Estado da Bahia nos próximos anos.
Na cerimônia de encerramento do seminário foram entregues certificados de participação aos palestrantes e aos assistentes do I Seminário sobre Pecuária Leiteira.

Nenhum comentário: